Veja dicas de postura e evite dores nas costas

A Tribuna MT

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 80% das pessoas em todo o mundo sofrerão pelo menos um episódio de dor nas costas na vida. E, por ser tão comum, muitas vezes, é subestimada.

A coluna vertebral é responsável pela sustentação do corpo e, por isso, precisa de cuidados para se manter forte e saudável. Algumas dicas simples podem ajudar a prevenir uma série de complicações, diz o neurocirurgião Alexandre Elias, de São Paulo:

1. Ao lavar louça e usar o ferro de passar, a pia da cozinha, assim como a tábua de passar roupa, devem ficar na altura do umbigo. Caso não seja possível, recorra a um suporte para apoiar os pés.

2. O uso excessivo de sapatos com salto muito alto pode encurtar os músculos e tendões da perna. Além disso, como o calcanhar fica elevado, o peso do corpo é impulsionado para frente, prejudicando a postura e alinhamento da coluna vertebral. Se você não consegue ficar sem salto, procure ao menos usar um sapato com no máximo 5 cm de altura e do tipo retangular ou quadrado, que dá mais firmeza e equilíbrio.

3. Alongamento é importante para a flexibilidade muscular e o bom funcionamento do corpo.

4. Ao carregar malas, bolsas ou sacolas, divida o peso (que não pode ser maior do que 10% do seu peso) nas duas mãos ou ombros, evitando sobrecarregar só um lado do corpo.

Ver matéria original

} ?>