Dia da Mulher e um alerta para a coluna vertebral

No próximo 8 de março é celebrado o Dia da Mulher, quando, além de diversas homenagens, muitos serviços de saúde aproveitam a data para chamar a atenção do público feminino para a necessidade de cuidados com a saúde física e emocional. E sobre este aspecto, é importante alertar para alguns dos fatores biológicos e hábitos mais comuns das mulheres, que costumam interferir negativamente para a saúde de sua coluna.

Além de apresentar uma estrutura física mais delicada que o homem, a mulher também sofre interferências hormonais durante várias fases da vida que somam aos efeitos de sobrecarga à coluna. Os dois períodos que mais precisam de atenção ocorrem durante a gravidez e a menopausa.

Visando auxiliá-las a evitar doenças, dores e problemas na coluna vertebral, o fiz uma lista com algumas dicas de postura e de realização de atividades cotidianas:

Gravidez: Quando grávida, a mulher apresenta mudanças importantes em seu organismo e sua estrutura óssea se torna mais maleável para atender a necessidade de abrigo do feto em crescimento. Este processo, somado ao aumento de peso, da barriga e do corpo como um todo, costuma gerar dores lombares, algumas delas até incapacitantes. Para evitar tais dores, o médico recomenda que a mulher não ganhe peso em excesso e faça atividades de reeducação e fortalecimento postural durante a gestação, sempre em alinhamento com o seu obstetra.

Menopausa: O maior problema está na desmineralização dos ossos, que acarreta com certa frequência na osteoporose. Esta degeneração óssea predispõe a fraturas, que infelizmente são as manifestações clínicas mais frequentes desta doença, que é tratada com medicamentos e atividades para fortalecimento da musculatura.

Salto alto: O uso excessivo de sapatos com o salto muito alto pode encurtar os músculos e tendões e afetar os joelhos. Além disso, por conta de o calcanhar ficar elevado, o peso do corpo é impulsionado para frente, prejudicando a postura e alinhamento da coluna vertebral.

Peso excessivo em bolsas: É sabido que a vaidade da mulher costuma ser medido pelo volume de “acessórios” em sua bolsa. O resultado mais comum é o desalinhamento de ombros e a piora dos sintomas da escoliose, devido ao sobrepeso mal dividido em apenas um lado do ombro.

Atividades do lar: Por último, mas não menos importante, está a lista de atividades do lar, em que poucos se atentam para a postura e pesos carregados nas tarefas diárias, especialmente da limpeza pesada. O médico adverte que atividades aparentemente inofensivas, como passar a roupa, varrer o chão e lavar roupa, demandam força e esforço da coluna e precisam ser realizadas corretamente para evitar complicações ou o surgimento de sintomas de outras doenças da coluna já instaladas, como a hérnia de disco e sua famosa dor ciática.

Para finalizar, a dor na coluna de forma persistente, sem causa aparente, deve ser investigada por um especialista, pois quanto antes diagnosticada, melhor será tratada. A melhor maneira de cuidar da saúde ainda é pela prevenção, que se baseia em ações bem simples que podemos e devemos praticar em todas as nossas atividades cotidianas.

} ?>

Deixe o seu Comentário