Cirurgia na coluna: quais os mitos e as verdades?

Rádio Nacional de Brasília A| Programa Cotidiano

Médico diz que a cirurgia da coluna hoje é extremamente segura, mas o bom é que a minoria precisa deste tipo de tratamento

Cirurgia na coluna ainda apavora muita gente, mas quais os mitos e as verdades? Sobre o assunto o programa Cotidiano entrevistou o chefe do Setor de Cirurgia da Coluna Vertebral do Departamento de Neurocirurgia da Unifesp e membro do Centro de Dor e Coluna do Hospital 9 de Julho de São Paulo, Alexandre Reis Elias. Para o médico, a maior parte dos problemas de coluna podem ser tratados com fisioterapia, RPG, medicação. Para o especialista, os casos cirúrgicos são apenas os mais graves, quando estão associados com casos co tumores e infecções .

Segundo o médico, as cirurgias de coluna são extremamente seguras hoje em dia porque as técnicas melhoraram muito. Ele conta que os médicos dispõem de monitorização da medula e das raízes, para se saber se há problemas durante a cirurgia com essas estruturas. “Os materiais cirúrgicos melhoraram muito, os conhecimentos de biomecânica de anatomia da coluna também avanaçaram bastante e ainda temos o advento das cirurgias menos invasivas que, com pequenos cortes, se faz o mesmo tipo de cirurgia.”

Ouça esta entrevista ao programa Cotidiano, onde o médico fala sobre também o envelhecimento da coluna, prevenção e tratamento, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.

Ver matéria original

} ?>