cirurgia coluna

A importância dos cuidados no pós-cirúrgico da coluna

Apesar da grande gama de tratamentos medicamentosos e de reabilitação física para a coluna, cerca de 10% dos pacientes acabam evoluindo para o tratamento cirúrgico, que consegue, em sua grande maioria, promover a cura ou uma grande melhora da qualidade de vida. Mas você sabia que o processo de recuperação é tão importante quanto o procedimento para que não comprometa os seus resultados?

Apesar de a recuperação depender do tipo, da extensão da cirurgia e da doença a que se está tratando, o pós-operatório requer atenção e deve ser levado a sério em todos os casos, para inclusive evitar a necessidade de uma nova operação.

No caso das cirurgias por vídeo ou minimamente invasivas, em que as incisões são mínimas, a alta pode ser dada no mesmo dia ou no dia seguinte e normalmente o paciente pode sair andando. A questão é que nem todos os casos podem ser operados com esta técnica.

No caso das cirurgias abertas, que requerem cortes maiores, o paciente permanece no hospital de 2 a 5 dias, caso não haja complicações.

A seguir, respostas às dúvidas mais comuns no pós-operatório de coluna, após a alta hospitalar:

Posso me locomover normalmente?

Na grande maioria dos casos, o paciente está liberado para caminhar, obedecendo a restrição de não forçar a coluna e não carregar peso.

Posso abaixar ou levantar peso?

A orientação é que o paciente não carregue peso e evite abaixar-se para realizar algum movimento ou recolher algum objeto no chão, até o início de sua reabilitação e após liberação do seu médico.

Qual a posição mais correta para deitar?

O mais indicado é dormir de lado, com um travesseiro entre os joelhos, deixando a coluna alinhada. Outra posição permitida é a de barriga para cima, usando um travesseiro abaixo dos joelhos para trazer mais conforto ao paciente.

Posso comer de tudo?

A alimentação inicialmente é leve e depois pode ser geral. O importante é conter alimentos laxativos, para auxiliar o retorno do funcionamento normal do intestino.

Preciso voltar ao médico após a cirurgia?

A avaliação pós-operatória é tão importante quanto à cirurgia. Através dela, o médico poderá observar como está o pós-operatório, a evolução do caso E verificar possíveis complicações.

Importante: As cirurgias não vão substituir uma coluna com alterações por uma nova, mas sim melhorar os danos que a coluna apresenta, sendo essencial seguir todas as recomendações do seu médico antes e após o procedimento.

Seguindo todas as recomendações no pré e no pós-operatório, a sua recuperação será mais rápida, eficaz e segura para o sucesso do tratamento.

} ?>